sábado, 18 de maio de 2013

Trabalho Bimestral 2º Ano - 1º bimestre 2013



Orientações para o Trabalho bimestral

1) O trabalho deve ser realizado em folhas de papel ofício ou almaço, podendo ser manuscrito ou digitado (fonte 12, Times New Roman). Não serão aceitos trabalhos produzidos em folha de caderno destacada. O trabalho NÃO deve ser respondido no blog.

2) O trabalho deve conter capa, com o nome completo do aluno, número, série e turma. Estas informações são essenciais para a devolução do trabalho.

3) Não é preciso copiar o enunciado das questões. Basta entregar as respostas.

4) Responda as questões, sempre as enumerando e em ordem.

5) As fontes de pesquisa deve ser citadas na bibliografia.

6) O prazo final para  a entrega de trabalho é terça-feira, dia (21/05/2013).


 Trabalho Bimestral - 2º Ano

1) “Em nosso dia a dia, deparamo-nos frequentemente com situações e que temo que tomar uma decisão. muitas vezes elas dependem daquilo que consideramos bom, justo ou correto. Toda vez que isso ocorre, estamos diante de uma decisão que envolve um julgamento moral, a partir do qual vamos orientar nossa ação ou a ação de outras pessoas. Como afirmou o filósofo grego Aristóteles: ‘A característica específica do homem em comparação com os outros animais é que somente ele tem o sentimento do bem e do mal, do justo e do injusto e de outras qualidades morais’. (Política, p.15)

Assim, o ser humano age no mundo de acordo com valores, isto é, a partir daquilo que tem maior importância ou é prioridade para ele segundo certos códigos morais. Isso significa que as coisas e as ações que um indivíduo realiza podem ser hierarquizadas conforme as ações de bem e de justo compartilhadas por um grupo de pessoas, em um determinado momento. Em outras palavras, o ser humano é um ser moral: um ser capaz de avaliar sua conduta a partir de valores morais.”
Gilberto Cotrim in Filosofar, pág.308, Editora Saraiva.

O ser humano é “um ser moral” não só por que é capaz de escolhas mas por que também é capaz de pensar no porquê das escolhas. E isso nos leva a distinção entre moral e ética.

a) Discorra sobre as diferenças entre moral e ética.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

b) Aponte a importância da discussão sobre a ética ainda hoje. Justifique a sua resposta. (A construção da argumentação e o uso de terminologia filosófica serão levados em consideração na correção da questão)

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


2) Um mito é uma narrativa de caráter simbólico, relacionada a uma dada cultura. O mito procura explicar a realidade, os fenômenos naturais, as origens do Mundo e do Homem por meio de deuses, semideuses e heróis. Abaixo vemos a história de Édipo, que ficou muito famosa por causa da teoria do Complexo de Édipo de Freud.
A história de Édipo
O rei de Tebas, Laios, foi amaldiçoado de forma que seu primeiro filho tornar-se-ia seu assassino e desposaria a própria mãe. Tentando escapar da ira dos deuses, Laios manda matar Édipo logo de seu nascimento. No entanto, a vontade do destino foi mais forte e Édipo sobreviveu, salvo por um pastor que entregou-o ao rei de Corinto.

Já adulto Édipo descobre sobre a maldição que lhe foi atribuída e para que ela não fosse cumprida, foge de Corinto para Tebas, sem saber que lá sim é que seus pais verdadeiros o esperavam. No meio da viagem, encontra um bando de mercadores e seu amo, e após uma briga, mata a todos.
Assim que chega a Tebas, Édipo livra a cidade da horrenda esfinge e de seus enigmas, recebendo a recompensa: é eleito rei e premiado com a mão da recém-viúva rainha Jocasta.

Anos se passam e Édipo reina como um verdadeiro soberano e tem vários filhos com Jocasta. Édipo descobre a verdade, através do pastor que o encontrara ainda quando bebê, pendurado em um bosque pelos tornozelos. Jocasta suicida-se assim que descobre que o filho havia matado o pai e casado com a própria mãe, e Édipo se cega, perfurando os próprios olhos e exilando-se.
Podemos dizer que a história deste mito é um exemplo explicado pelo conceito de:

a) Necessidade, que significa “tudo aquilo que tem de ser e não pode deixar de ser”, obrigando o ser humano a fazer coisas que ele não quer.

b) Contingência, que significa “o que pode ser de um jeito ou de outro”, permitindo assim a ocorrência da liberdade humana.

c) Responsabilidade, que é a obrigação a responder pelas próprias ações e que pressupõe que as mesmas se apoiam em razões ou motivos.

d) Determinismo, que é a teoria segundo a qual cada um dos acontecimentos do universo está submetido a um sistema de causas e efeitos necessários.

e) Fatalismo, que é a concepção que considera que todos os acontecimentos ocorrem de acordo com um destino fixo e inexorável.

3) Sobre a origem da moral, marque o item correto:
a) A moral surge através dos ensinamentos dos grandes mestres iluminados.
b) A moral surge por meio da doação dessa moralidade pelos deuses.
c) A moral é algo instintivo, natural, já nascendo com o homem.
d) A moral surge em meio a uma coletividade para todos viverem em comunidade.
e) A moral é algo que surge somente com a filosofia.

4) Sobre a Consciência moral marque a resposta correta:
a) É a capacidade de julgar o valor moral de nossos atos.
b) É a estrita obediência a um conjunto de normas morais.
c) É saber portar-se de forma a fazer o que todas as pessoas fazem.
d) É saber que não podemos julgar nenhuma ação nem o praticante da ação.
e) É a capacidade de obedecer aos líderes morais e religiosos.

 5) Observe com atenção a tirinha abaixo e em seguida responda:

 

Em um determinado momento do quadrinho, Calvin afirma que as ações que não prejudicam ninguém podem ser aceitas sem problemas. Mas em outro momento ele se pergunta se “(...) o mundo não é um desastre (...)” por causa das ações egoístas. Ele está visivelmente preso em um dilema.  Construa uma argumentação que seja capaz de retirar Calvin deste impasse. . (A construção da argumentação e o uso de terminologia filosófica serão levados em consideração na correção da questão)
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


6) O filósofo Taine (1828 – 1893), um dos discípulos de Comte, tornou-se conhecido sobretudo pelas leis da sociologia, segundo as quais toda vida humana social se explicaria por três fatores:

  • A raça, a grande força biológica dos caracteres hereditários que influenciam o comportamento do indivíduo;
  • O meio, que submete o indivíduo aos fatores geográficos (como o clima, por exemplo), bem como ao ambiente sociocultural e às ocupações cotidianas da vida;
  • O momento, pelo qual o indivíduo é fruto da época em que vive e se subordina à determinada maneira de pensar característica de seu tempo.
Podemos dizer que esta “teoria” é um exemplo explicado pelo conceito de:


a) Contingência, que significa “o que pode ser de um jeito ou de outro”, permitindo assim a ocorrência da liberdade humana.


b) Necessidade, que significa “tudo aquilo que tem de ser e não pode deixar de ser”, obrigando o ser humano a fazer coisas que ele não quer.


c) Determinismo, que é a teoria segundo a qual cada um dos acontecimentos do universo está submetido a um sistema de causas e efeitos necessários.


d) Fatalismo, que é a concepção que considera que todos os acontecimentos ocorrem de acordo com um destino fixo e inexorável.


e) Responsabilidade, que é a obrigação a responder pelas próprias ações e que pressupõe que as mesmas se apoiam em razões ou motivos.


7)Tudo o que o determinismo afirma é que o estado do mundo num momento determina o estado do mundo no momento seguinte. Mas não estabelece qual o estado do mundo no primeiro momento e, portanto, não tem como consequência que nada do que os seres humanos possam fazer alterará o futuro.  

Determinismo e fatalismo são idênticos.”
 
A Afirmação acima é:
a) Verdadeira, porque ambos consideram que as nossas ações são inevitáveis.
b) Falsa, porque o fatalismo somente se aplica às ações humanas.
c) Verdadeira, porque em ambos os casos há forças que anulam a liberdade humana.
d) Falsa, porque o fatalismo defende que alguns acontecimentos são inevitáveis, independentemente da modificação das causas, ao passo que o determinismo defende que mudando as causas mudam os efeitos.
e) Falsa, porque o determinismo só pode ser aplicado à natureza física e não humana.
 

Um comentário: