sábado, 18 de maio de 2013

Trabalho Bimestral 1º Ano - 1º bimestre 2013



Orientações para o Trabalho bimestral

1) O trabalho deve ser realizado em folhas de papel ofício ou almaço, podendo ser manuscrito ou digitado (fonte 12, Times New Roman). Não serão aceitos trabalhos produzidos em folha de caderno destacada. O trabalho NÃO deve ser respondido no blog.

2) O trabalho deve conter capa, com o nome completo do aluno, número, série e turma. Estas informações são essenciais para a devolução do trabalho.

3) Não é preciso copiar o enunciado das questões. Basta entregar as respostas.

4) Responda as questões, sempre as enumerando e em ordem.

5) As fontes de pesquisa deve ser citadas na bibliografia.

6) O prazo final para  a entrega de trabalho é terça-feira, dia (21/05/2013).



 Trabalho Bimestral - 1º Ano

1)  Há dicionários técnicos filosóficos que chegam a ter várias páginas para definir “Filosofia”. No entanto, existem boas definições para todas as idades e níveis de compreensão.

A partir de suas leituras e do que foi estudado e debatido em sala de aula, responda as questões abaixo:

a) Qual é a conceituação de Filosofia?
R:_____________________________________________________________________________

b) Qual é o significado etimológico da palavra Filosofia?
R:_____________________________________________________________________________

2) “Há algum tempo eu me apercebi de que, desde meus primeiros anos, recebera muitas falsas opiniões como verdadeiras, e de que aquilo que depois eu fundei em princípios tão mal assegurados não podia ser senão duvidoso e incerto, de modo que me era necessário tentar seriamente, uma vez em minha vida, me desfazer de todas as opiniões a que até então dera crédito, e começar tudo novamente desde os fundamentos.
                                                         Descartes
Aqui vemos o filósofo falando principalmente acerca:

a) Da Ciência, que é o conhecimento ou um sistema de conhecimentos que abarca verdades gerais obtidas e testadas através do método científico. No entanto, Descartes nos lembra que a ciência pode cometer erros, daí a necessidade de criarmos uma nova teoria científica “partindo do nada”.

b) Da Religião, que é um conjunto de crenças sobre as causas, natureza e finalidade da vida e do universo, especialmente quando considerada como a criação de um agente sobrenatural. No entanto, Descartes nos lembra que existem falsas religiões no mundo, o que nos afastaria da religião verdadeira.

c) Da arte, que é uma criação humana com valores estéticos (beleza, equilíbrio, harmonia, revolta) que sintetizam as suas emoções, sua história, seus sentimentos e a sua cultura. Infelizmente, Descartes vê nas artes um modo de iludir, de incutir falsas ideias na mente.

d) Do Senso Comum, que são as “ideias do cotidiano”, aceitas como verdadeiras. No entanto, Descartes nos fala que elas podem esconder ideias falsas, parciais ou preconceituosas.

e) Da Filosofia, que através da observação e da experimentação, pode fazer predições, elaborar leis, em suma: explicar a realidade de maneira científica. Porém, Descartes vê na Filosofia um grande número de pensadores, cada um com a sua opinião. Agora, ele quer se “desfazer de todas as opiniões a que até então dera crédito” para fundar a sua própria opinião.

3) Sobre a Atitude Filosófica, podemos afirmar que:

a) A Atitude Filosófica é um ataque argumentativo a toda forma de religião e expressão de fé, querendo assim nos tornar pessoas descrentes.

b) É característica da Atitude Filosófica a aceitação imediata das coisas, sem maiores considerações ou questionamentos.

c) A Atitude Filosófica pode ser considerada um meio de convencimento, utilizando argumentos com o objetivo de convencer as pessoas.

d) A Atitude Filosófica tem como características a atitude crítica (um dizer não ao senso comum) e o pensamento crítico (uma interrogação sobre o que são as coisas, os fatos, as idéias etc.).

e) A Atitude Filosófica é uma atitude caracterizada pela falta de habilidade ou vontade em reconhecer e respeitar diferenças em crenças e opiniões.

4) Sobre o mito, é correto afirmar que:

a) Explica a produção natural das coisas por meio das causas naturais e impessoais.

b) Sua autoridade vem do uso exclusivo da razão, por isso é inquestionável.

c) É uma narrativa sagrada sobre a origem de alguma coisa.

d) Trata-se de uma revelação dada a todos os indivíduos, pois é evidente.

e) É um saber lógico, racional e verificável, podendo fazer predições.

5)De Urano (Céu) e Geia (Terra), nasceram vários filhos; dentre eles, Cronos, um dos Titãs, que um dia, tomando o poder sobre o céu, tornou-se o deus supremo.
Cronos se casou com Réia. Entretanto, havia sido predito ao novo soberano que ele haveria de ser destronado como Urano, e também pelo próprio filho. Tentando escapar a esse destino, Cronos devorava os filhos assim que Réia os dava à luz. Um dia, a mãe não suportando mais essa situação, fugiu grávida para a ilha de Creta, e ali gerou Zeus.”

O texto acima se refere ao conceito de:

a) Cosmogonia, pois fala da criação.

b) Teogonia, já que fala da origem divina.

c) Cosmologia, já que é uma explicação.

d) Filosofia, pois ocorre o conflito.

e) Religião, pois fala do sagrado.

6) “A Ilha de Ukerewe, na Tanzânia tem uma grande população de africanos albinos. Mesmo existindo em grande número, essas pessoas sofrem um severo preconceito, e além de terem que  lidar com as dificuldades de sua falta de pigmentação – como problemas de visão e o câncer de pele – eles têm que conviver com o medo de serem mortos e torturados, e partes do seu corpo serem vendidas para fins de medicina e bruxaria.
É isso mesmo que você leu – existe um lugar no mundo onde comete-se essa atrocidade em nome de crendice e religião. Nessa ilha, muitos que nascem com albinismo são mortos pouco depois do nascimento, pois acredita-se que eles sejam “demônios brancos”, ou fantasmas, e que seus corpos possuem propriedades medicinais.”
http://ambientalistasemrede.com.br/2013/04/22/a-dura-realidade-dos-albinos-africanos-que-sao-perseguidos-por-serem-brancos/
Ainda sobre o mito, argumente sobre a sua presença no mundo contemporâneo. Como a Filosofia pode contribuir para que o mito exerça menos poder sobre as pessoas?
________________________________________________________________________________

7) “O mito se opõe ao logos como a fantasia à razão (...). Logos e mito são as duas metades da linguagem, duas funções igualmente fundamentais da vida do espírito. O logos, sendo uma argumentação pretende convencer. Mas o mito tem por finalidade apenas a si mesmo.”
Pierre Grimal in A mitologia grega
Sobre o mito, responda:

a) Fale sobre a importância do mito para a humanidade antes do surgimento da Filosofia.
_________________________________________________________________________________

b) Quais eram os tipos de mitos mais comuns na antiguidade? Quem os narrava?
_________________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário