quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Atividade de Recuperação de Filosofia 2º Ano/ 2º Bimestre


Orientações para a Atividade de Recuperação

1) Responda as questões, sempre as enumerando e em ordem.
2) Seja original em suas respostas.
3) Antes de publicar o seu comentário, certifique-se de que registrou o seu nome, número, turma e turno.
4) O prazo final para as respostas encerra-se às 00:00 de domingo (21/10).

Atividade de Recuperação

1) “Em nosso dia a dia, deparamo-nos frequentemente com situações e que temo que tomar uma decisão. muitas vezes elas dependem daquilo que consideramos bom, justo ou correto. Toda vez que isso ocorre, estamos diante de uma decisão que envolve um julgamento moral, a partir do qual vamos orientar nossa ação ou a ação de outras pessoas. Como afirmou o filósofo grego Aristóteles: ‘A característica específica do homem em comparação com os outros animais é que somente ele tem o sentimento do bem e do mal, do justo e do injusto e de outras qualidades morais’. (Política, p.15)

Assim, o ser humano age no mundo de acordo com valores, isto é, a partir daquilo que tem maior importância ou é prioridade para ele segundo certos códigos morais. Isso significa que as coisas e as ações que um indivíduo realiza podem ser hierarquizadas conforme as ações de bem e de justo compartilhadas por um grupo de pessoas, em um determinado momento. Em outras palavras, o ser humano é um ser moral: um ser capaz de avaliar sua conduta a partir de valores morais.”

Gilberto Cotrim in Filosofar, pág.308, Editora Saraiva.

O ser humano é “um ser moral” não só por que é capaz de escolhas mas por que também é capaz de pensar no porquê das escolhas. E isso nos leva a distinção entre moral e ética. Discorra sobre as diferenças entre moral e ética apontando para a importância deste assunto. Justifique a sua resposta. (A construção da argumentação e o uso de terminologia filosófica serão levados em consideração na correção da questão)

2) Sobre o poder, responda:
a) Apresente um conceito para o termo “poder” no âmbito da política.
b) Explique os conceitos de poder econômico, ideológico e político.
c) Qual destes três poderes você considera ser o mais eficiente? Justifique.

3) “O homem é um ser moral”. Explique essa afirmação.

4) Leia o texto a seguir em seguida responda:

O Analfabeto Político

O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas.
O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais.

Bertolt Brecht

Como você se considera em relação a este conceito de “analfabeto político”? Sente-se alfabetizado, politizado, ou sente-se como o personagem do texto? Justifique a sua resposta. (A construção da argumentação e o uso de terminologia filosófica serão levados em consideração na correção da questão)

64 comentários:

  1. Exemplo de como você deve registrar o seu nome:

    Fulano dos Anzóis, Nº22, 2º Z, Turno Tarde

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabriel de Sousa 2°H20 de outubro de 2012 às 17:54

      Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    2. Nairton Lima, Nº33, 2ºE, Turno: Tarde...

      1ª) Ética são valores que regem,existem em nossa sociedade e que de alguma forma são seguidas pelas pessoas que vivem nela por meio de tradições,costumes,culturas.Distinção Moral é a capacidade de distinguir ou avaliar o certo ou errado,o bem ou o mal consigo mesmo ou com outras pessoas.Sabendo que Ética é um conjunto de valores e que o ser humano tem a capacidade de distinguir o bem e o mal,as duas quando usadas com sabedoria,podem criar valores como honestidade.

      2ª) A- Poder político é a autoridade entre fortes e fracos,é a capacidade de controlá-los ou dominá-los através da força.

      B- Econômico: é aquele que possui uma relação de bens e interesses, ou seja, a capacidade de controlar alguém que está a procura de bens. Exemplo, uma pessoa está atrás de um emprego, o patrão lhe contrata para trabalhar e tem como determinar seu comportamento dentro da empresa. O contratado é controlado pelo patrão pelo seu interesse, que seria receber seu salário no fim do mês.

      Ideológico: é a capacidade de controlar as opiniões, pensamentos, e até mesmo ações através dos meios de comunicação.

      Político: ele utiliza meios de coerção social. Utiliza a força de forma legal para parar algo que for contra seus ideais.

      C- O político, pelo fato dele usar a força como ato legal para defender seus ideais e impedir que eles possam ser violados pelos demais. Exemplo, as greves são as vezes fortemente abatidas pelos governantes.

      3ª) Um homem é um ser moral pelo fato dele respeitar o conjunto de valores morais através de costumes, crenças, cultura. Também tem a capacidade de distinguir o bem e o mal, o certo e o errado de acordo com seus princípios e seus valores morais aprendidos no dia-a-dia.

      4ª) Eu me considero alfabetizado politicamente, pois participo de decisões políticas sempre dando minha opinião de modo com que haja um bem comum entre sociedade e política.

      Excluir
    3. Vitoria Caroline. Tuma: 2I . Turno: tarde. numero:39

      1)ética Reflexão que se faz de valores estabelecidos em sociedade e nossos comportamentos. Distinção moral são valores (certo e errado, bem e mal) que vigoram como permitido e ou proibido, ou melhor, valores que são praticados nos costumes de uma sociedade.

      2)A> O poder político é o poder do homem sobre outro homem, descartados outros exercícios de poder, sobre a natureza ou os animais.
      B> Poder economico: É o poder financeiro, monetário exercido por uma adminstração pública ou privada.
      Poder Ideologico:se baseia na influência que as idéias da pessoa investida de autoridade exerce sobre a conduta dos demais.
      Poder Politico: se baseia na posse dos instrumentos com os quais se exerce a força física.
      C> o politico poque de alguma forma nos ajudas a conquista coisas boas nesse pais,para melhorar as condições da sociedade.

      3)um homem é um ser moral pois deve obedecer às regras para poder ter um bom convívio em sociedade.

      4)eu me considero alfabetizado , pois dou as minhas opiniões.

      Excluir
    4. Ruan Carlos Nº34 Turma:2ºI Turno:Tarde
      1ª) Moral: é um conjunto de normas que regulam o comportamento do homem em sociedade, e estas normas são adquiridas pela educação, pela tradição e pelo cotidiano.
      Ética: conjunto de valores que orientam o comportamento do homem em relação aos outros homens na sociedade em que vive, garantindo, outrossim, o bem-estar social”, ou seja, Ética é a forma que o homem deve se comportar no seu meio social.

      2ª)a)Poder politico é manter a ordem, assegurar a defesa e promover o bem-estar da sociedade; é realizar enfim o bem público.

      b)Econômico: Utiliza a posse de certos bens socialmente necessários para convencer aqueles que não os possuem adotar determinados comportamentos, por exemplo, realizar determinado trabalho. Esse poder preocupa-se em garantir o domínio da riqueza controlando a organização das forças produtivas.

      Ideológico: Utiliza a posse de certas idéias, valores,doutrinas para influenciar a conduta alheia, convencendo as pessoas a determinados modos de pensar e agir. Ainda preocupa-se em garantir o domínio sobre o saber controlando a organização do consenso social.

      Político: Utiliza a posse dos meios de coerção social, isto é,o uso da força física considerada legal ou autorizada pelo direito-vigente na sociedade. Preocupa-se em garantir o domínio da força Institucional e jurídica controlando os instrumentos de coerção social.

      c)O político, pelo fato dele usar a força para defender suas solucões e de alguma forma nos ajudar a conquista coisas boas.

      3ª) O homem é um ser moral porque é um ser cociente, isto é, que tem consciência, um ser de convivência e um ser de liberdade.

      4ª)Eu me considero alfabetizado,pois sei da minha opinião e não sou induzido pelos outros.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  21. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  23. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  24. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  25. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  26. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  27. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  28. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  29. 1- Ética é a junção dos valores que fazem o ser humano uma pessoa boa ou má na sociedade. Ela serve para equilibrar uma sociedade de muitas pessoas que pensam diferente e assim não dixando ninguém se prejudicar. Podemos dizer também que ética é um sentimento de Justiça dentro da sociedade. Já a Moral de um ser humano é formada pelo seus pensamentos, o que ele acha ser certo, e errado. Ou seja, moral é algo que está dentro de si, e ética é algo que é exercido na sociedade.

    2- a) É a autoridade ou dominio utilizada para fazer de certa forma um bem geral, esse poder é hierárquico porque impõe uma superioridade em relação aos outros.

    b) Poder econômico: É o dominio do dinheiro, de uma entidade do governo ou até mesmo uma particular.
    Poder ideológico: É a capacidade de influenciar um pessoa, por idéias em sua cabeça com palavras.
    Poder político: É o estado em si, uma entidade que existe para ser dominante na sociedade para organizar através de leis.

    c) O político pois todos nós somos obrigados a obedecer o estado, caso contrario temos penas, multas, e nos outros casos não, se influencia quem quer, ou quem é mais fraco de mente.

    3- O homem é um ser moral por ter a capacidade de pensar, decidir, se impor de frente os acontecimentos da vida, ele é um ser moral por ter a oportunidade de escolher o que lhe fará bem como pessoa, o que adicionará no seu caráter.

    4- Não me considero como o "analfabeto politico" pois até sei de muitas roubalheiras políticas. Eu estufo meu peito e digo: "Eu odeio os políticos em si, eles quem são prestam, já a politica foi criada para organizar, fazer um bem geral, não tem culpa de nada disso que acontece de errado hoje em dia".

    Ivna Lia dos Santos - 18 - 2° I - Tarde.

    ResponderExcluir
  30. 1)Ética:deriva do grego ethos(caráter,modo de ser de uma pessoa. Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade.A ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social,possibilitando que ninguém saia prejudicado.O homem vive em sociedade,convive com outros homens e,portanto,cabe-lhe pensar e responder à seguinte pergunta: “Como devo agir perante os outros?”.Trata-se de uma pergunta fácil de ser formulada,mas difícil de ser respondida.Ora,esta é a questão central da Moral e da Ética.Moral e ética,às vezes,são palavras empregadas como sinônimos:conjunto de princípios ou padrões de conduta.Ética pode também significar Filosofia da Moral,portanto,um pensamento reflexivo sobre os valores e as normas que regem as condutas humanas.Em outro sentido,ética pode referir-se a um conjunto de princípios e normas que um grupo estabelece para seu exercício profissional (por exemplo,os códigos de ética dos médicos,dos advogados,dos psicólogos,etc.).

    2)a.Poder é o direito de deliberar,agir e mandar e também,dependendo do contexto,exercer sua autoridade,soberania, ou a posse do domínio,da influência ou da força.Poder é um termo de origem latina,e é definida por diversas áreas.

    b.Poder econômico:É o que se vale da posse de certos bens, necessários ou considerados como tais,numa situação de necessidade para controlar aqueles que não os possuem. Consistente também na realização de um certo tipo de trabalho.A posse dos meios de produção é enorme fonte de poder para aqueles que os têm em relação àqueles que os não têm:o poder do chefe de uma empresa deriva da possibilidade que a posse ou disponibilidade dos meios de produção lhe oferece de poder vender a força de trabalho a troco de um salário.

    Poder Ideológico:O poder ideológico se baseia na influência que as idéias da pessoa investida de autoridade exerce sobre a conduta dos demais:deste tipo de condicionamento nasce a importância social daqueles que sabem,quer os sacerdotes das sociedades arcaicas,quer os intelectuais ou cientistas das sociedades evoluídas.É por eles,pelos valores que difundem ou pelos conhecimentos que comunicam,que ocorre a de socialização necessária à coesão e integração do grupo.

    Poder Político:O poder político se baseia na posse dos instrumentos com os quais se exerce a força física:é o poder coator no sentido mais estrito da palavra.A possibilidade de recorrer à força distingue o poder político das outras formas de poder.isso não significa que,ele seja exercido pelo uso da força;a possibilidade do uso é condição necessária,mas não suficiente para a existência do poder político.A característica mais notável é que,o poder político,detém a exclusividade do uso da força em relação à totalidade dos grupos sob sua influência.

    c.Considero ser mais eficiente o poder Politico,pois no poder ideológio mexe com a cabeça da pessoa e ninguém pode influenciar de modo algum na vida de ninguém,e o econômico usa o dinheiro daqueles que tem,mais o dinheiro não traz toda a felicidade do mundo,eu escolhi o politico pois somos nós quem escolhemos cada um de nossos representantes para nos representar seja em qual canto for.'

    3)O Homem é um ser moral,pois ele tem consciência,ou seja,um ser de convivência e um ser de liberdade,o homem faz suas próprias escolhas,toma suas próprias decisões,e isso vem da mente dele,que diz o que é certo e o que é errado.'

    4)Eu me sinto alfabetizada e também politizada,pois sei escutar,tenho voz e tenho vez,sei também que dos acontecimentos politicos,participo quando posso,e assim sei muito bem o custo da vida,mais posso dizer que eu odeio os politicos ou a politica,pois se naum houvesse politica e nem politicos,como iamos atrás dos direitos que nós temos?e não é todo politico que não presta,por isso me sinto alfabetizada,sei do que acontece'


    Nome:Cristiane Pinto da Silva
    N:10
    Série:2 Ano
    Turma:G
    Turno:Tarde

    ResponderExcluir
  31. 1. Ética é a forma de como um individuo se comporta diante de uma sociedade. Moral é norma e conduta dada há sociedade.

    2.a. Para a política, poder é a capacidade de impor algo sem alternativa para a desobediência. O poder político, quando reconhecido como legítimo e sancionado como executor da ordem estabelecida, coincide com a autoridade.

    b. Econômico – É o poder financeiro, monetário exercido por uma administração pública ou privada.
    Ideológico - O poder ideológico influência nas ideias que as pessoas exercem sobre a conduta dos demais.
    Político - Poder político é a possibilidade coercitiva que o estado possui para obrigar a fazer ou não fazer algo, tendo como objetivo o bem público.

    c. O poder político, por causa do uso da autoridade.

    3. Que o homem é capaz de fazer suas próprias escolhas assim avaliando sua conduta a partir dos seu valores morais.

    4. me sinto alfabetizado. Por mais que não entenda muito sobre política posso dizer que estou fazendo meu trabalho, buscando cada fez mais entender o que é realmente política e o que se passar na nossa sociedade.

    Nome: Shirlei Moura de Lima
    Nº: 37
    Série: 2º ano
    Turma: G
    Turno: tarde

    ResponderExcluir
  32. 1ª)Ética procura descobrir o motivo de cada individuo agir de um certo modo,a ética tabém regem como aspessoas se posicionam na vida,da maneira como elas convivem em harmonia com as outras pessoas.Moral é um conjunto de costumes e juizos "morais" de um individuo ou de uma sociedade,teoria que visa orientar a ação humana submetida ao dever e com vistas ao bem.

    2ª)a.Poder é o direito de deliberar,agir e mandar.Para a politica,poder é a capacidade de impor algo sem alternativa para a desobediência.

    b.Poder Econômico:pode ser conceituado de diversas formas,seja sob o enforque jurídico,seja sob o econômico.É o que vale da posse de certos bens,necessários ou considerados como tais numa situação de necessidades para controlar aqueles que não os possuem.

    Poder Ideológico:se baseia na influência que as idéia da pessoa investida de autoridade exerce sobre a conduta dos demais.Deste tipo de condicionamento nasce a importância social daqueles que sabem,quer os sacerdotes das sociedades arcaicas,quer os intelectuais ou cientistas das siciedades evoluidas.

    Poder Politico:se baseia na posse dos instrumentos com os quais se exerce a força física e o poder coator no sentido mais instrito da palavra.A possibilidade de recorrer a força distingue o poder politico das outras formas de poder.

    c.O politico; pelo fato de se basear na força física e algumas agressões como se ver hoje em dia.

    3ª)O homem é um ser moral porque é um ser de consciência,isto é,que tem consciência,um ser de convivência e um ser de liberdade.

    4ª)Eu me sinto alfabetizada e politizada,pois sei escutar e discutir sobre o assunto,apesar de ainda não participar,mas já tenho consciência do que eu faço,e do que fazer para participar e ser uma cidadã,apesar de odiar os politicos,que a maioria são burros e muitas vezes não sabem o que fazem,mais por outro lado é bom que a politica exista,pois se não existisse,como iriamos estar hoje?É atravéz da politica que existem os nossos direitos!

    Nome: Evellyn Gdelha Da Silva
    Nº:12
    Série:2ºano
    Turma:G
    Turno:Tarde

    ResponderExcluir
  33. NOME: Jose Helton de Souza Silva. Nº:20 Série:2ºano I Turno:TARDE

    1) A moral é o conjunto de regras, normas de uma sociedade ou região, é muito importante porque há muitas pessoas que desrespeitam as leis e são de um instinto malígno.
    A ética é praticada sem nenhum tipo de determinação vem do consciente.Logo, moral é a Teoria e a Ética é a pratica.
    2)A- É o poder que o homem tem manipular o outro homem, e a natureza.é muito simples ex: poder é a capacidade que A tem de convencer e B de modo que B aja de acordo com a vontade de A.
    B- PODER ECONÔMICO: é o poder onde os bens pessoais influenciam outras pessoas. Necessários ou considerados como tais, numa situação de necessidade para controlar aqueles que não os possuem. Consistente também na realização de certo tipo de trabalho
    PODER IDEOLÓGICO: baseia na influência que as ideias da pessoa investida de autoridade exerce sobre a conduta dos demais.
    PODER POLÍTICO: é a possibilidade coercitiva que o estado possui para obrigar a fazer ou não fazer algo, tendo como objetivo o bem público.
    C- Na sociedade atual o poder político porque ele usará da autoridade para resolver os problemas demorando o tempo que for ele funcionará então ele será o eficiente não o eficaz.
    3)Todo homem é um ser moral, porque possui normas, princípios, preceitos,costumes e valores para poder se engajar na sociedade.
    4) Eu não sou um analfabeto político pois, sempre busco informações antecipadas para cada decisão a ser tomada em relação a política.

    ResponderExcluir
  34. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  35. 1- Ética é a forma de como um individuo se comporta diante de uma sociedade. Moral é norma e conduta dada há sociedade.

    2) a-Poder é o direito de deliberar,agir e mandar e também,dependendo do contexto,exercer sua autoridade,soberania, ou a posse do domínio,da influência ou da força.Poder é um termo de origem latina,e é definida por diversas áreas.

    b- Poder econômico: É o dominio do dinheiro, de uma entidade do governo ou até mesmo uma particular.

    Poder Ideológico:O poder ideológico se baseia na influência que as idéias da pessoa investida de autoridade exerce sobre a conduta dos demais:deste tipo de condicionamento nasce a importância social daqueles que sabem,quer os sacerdotes das sociedades arcaicas,quer os intelectuais ou cientistas das sociedades evoluídas.

    Poder político: É o estado em si, uma entidade que existe para ser dominante na sociedade para organizar através de leis.

    c-Considero ser mais eficiente o poder Politico,pois no poder ideológio mexe com a cabeça da pessoa e ninguém pode influenciar de modo algum na vida de ninguém,e o econômico usa o dinheiro daqueles que tem,mais o dinheiro não traz toda a felicidade do mundo,eu escolhi o politico pois somos nós quem escolhemos cada um de nossos representantes para nos representar seja em qual canto for.'


    3-O Homem é um ser moral,pois ele tem consciência,ou seja,um ser de convivência e um ser de liberdade,o homem faz suas próprias escolhas,toma suas próprias decisões,e isso vem da mente dele,que diz o que é certo e o que é errado.'

    4- me sinto alfabetizado. Por mais que não entenda muito sobre política posso dizer que estou fazendo meu trabalho, buscando cada fez mais entender o que é realmente política e o que se passar na nossa sociedade.

    Nome: Carlos Miquelângelo de Jesus.
    N:08
    Série:2 Ano
    Turma:G
    Turno:Tarde

    ResponderExcluir
  36. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  37. 1. Ética é a parti da filosofia que compreende as noções e os principios da base da moral social e da vida individual.

    2. a)É o processo social que indivíduos ou grupos influenciam ou alteram o comportamento de outros indivíduos.
    b)Poder Econômico: É o poder monetário, financeiro, é o uso do dinheiro ou abjetos de consumo para se conseguir o que se quer.
    Poder Ideológico: É a capacidade de se sobrepor intelecto e culturalmente à outra entidade inferior.
    Poder Político: Direito estabelecido para tomar decisões e ordenar as ações dos outros.
    c)O poder político, por que autoridades mandam e ,geralmente,os outros obedecem.

    3. O ser humano tem consciência do que faz, e com essa consciência ele avalia as suas ações para se tornar um indivíduo moral.

    4. Me considero alfabetizado politicamente, pois busco por informações sobre o dia dia da política da nossa cidade e do mundo.

    Nome: Gustavo da Silva Modesto
    Nº: 41
    Série: 2º ano
    Turma: I
    Turno: Tarde

    ResponderExcluir
  38. 1.Ética:deriva do grego ethos(caráter,modo de ser de uma pessoa. Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. que ninguém saia prejudicado..Esta é a questão central da Moral e da Ética.Ética pode também significar Filosofia da Moral,portanto,um pensamento reflexivo sobre os valores e as normas que regem as condutas humanas.

    2.a. O poder político, quando reconhecido como legítimo e sancionado como executor da ordem estabelecida, coincide com a autoridade do nossos fatos.

    b.Poder Econômico:pode ser conceituado de diversas formas,seja sob o enforque jurídico,seja sob o econômico.. o poder economico é o poder financeiro, monetário exercido por uma adminstração pública ou privada..poder Ideologico:O poder não é algo que existe objetivamente, é fruto de uma relação de consciência. Neste meio existem aqueles que consolidam esta relação inconscientemente. Politico: poder político é inerente a qualquer forma de sociedade; a demonstração de o poder político não existe só pelo aspecto da coação, pois existem os rituais e outros procedimentos para a sua presença sem o traço coativo.

    C. O político, pq ele usar a força como ato legal para defender suas ideais e impedir que eles possam ser violentados pelos demais.

    3.um homem é um ser moral pois deve obedecer às regras para poder ter um bom convívio em uma sociedade .

    4.Eu me sinto alfabetizada e também politizada,pois sei escutar,tenho voz e tenho vez,sei também que dos acontecimentos politicos,participo quando posso,e assim sei muito bem o custo da vida.

    Nome: Ana claudia
    N:02
    Série:2 Ano
    Turma:G
    Turno:Tarde

    ResponderExcluir
  39. 1 -ÉTICA são normas individuais, ou seja, um conjunto de condutas tomadas por uma pessoa sem que necessitem de leis para isso, ela segue essas normas pelo simples fato de SABER que elas são CORRETAS.
    Por exemplo: Alguém deixa cair alguma coisa no chão sem perceber, vc vê, pega o que caiu no chão e vai atrás da pessoa pra devolver. ESSA É UMA CONDUTA ÉTICA PRA VOCÊ, vc fez isso porque achava ser uma atitude correta.

    MORAL são normas sociais, ou seja, um conjunto de condutas pré-estabelecido por uma sociedade, e que são consideradas corretas PELO GRUPO, e não por um único indivíduo.
    Por exemplo: Ter um único companheiro(a) num casamento é um valor moral pré-estabelecido pela nossa sociedade e que pode mudar em outras sociedades. Há países em q a poligamia é algo normal.

    2-a.Poder é o direito de deliberar, agir e mandar e também, dependendo do contexto, exercer sua autoridade, soberania, ou a posse do domínio, da influência ou da força. Poder é um termo de origem latina, e é definida por diversas áreas. é a habilidade de impor a sua vontade sobre os outros, e existem diversos tipos de poder: o poder social, o poder econômico, o poder militar, o poder político, entre outros.

    b. PODER ECONÔMICO é a expressão usada para dar conotação a quem tem muito dinheiro e por isto, detén forte possibilidades de adquirir coisas materiais e até mesmo o poder de mandar em determinado segmentos sociais em função de seus bens materiais e finançeiro.
    Um país onde reina a riqueza, notóriamente o PODER ECONÔMICO impressiona os demais, da mesma forma pessoas bem abastardas, detén respeito pelo lado do seu porte material finançeiro.
    PODER IDEOLOGICO
    é o poder de fazer com que suas idéias convençam outras pessoas, tipo fazer alguém acreditar nas suas idéias. Um bom ex disso é Hitler tinha umas idéias muito doidas e muita gente seguia ele, por que acreditava nas suas idéias.
    PODER POLITICO
    O poder político se baseia na posse dos instrumentos com os quais se exerce a força física: é o poder coator no sentido mais estrito da palavra. A possibilidade de recorrer à força distingue o poder político das outras formas de poder. Isso não significa que, ele seja exercido pelo uso da força; a possibilidade do uso é condição necessária, mas não suficiente para a existência do poder político.

    C.PODER POLITICO pelo fato de que se nao comprirmos o nos sao colocados corremos os riscos de pagar multar e ser preso ...

    3.Sim o homen é um ser moral ,pelo fato dele ter consiencia de suas escolhas e o poder de avaliar o certo e o errado.

    4. sim me sinto alfabetizado pelo fato de estar nesse meio politico saber o que esta acontecendo as mudaças na sociedade. procuro saber quais meus direitos e deveres em quanto cidadao e reveidinco os mesmos ...

    Rodrigo Xavier ,nº 32 ,2ºano I, Tarde

    ResponderExcluir
  40. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  41. Nome:Dara Alves.
    N:44.
    Série:2ano.
    Turma:G.
    Turno :Tarde.
    1.Ambas dizem respeito a valores morais; a ética:é uma reflexão sobre a moral, pois tenta explicar as regras morais de forma racional,fundamentada,científica e teórica.Já a moral são regras aplicadas no cotidiano de cada cidadão, que orienta cada indivíduo a guiar suas ações e os seus julgamentos sobre o que é moral ou imoral,certo ou errado,bom ou mau.
    2.a)Poder Político:na política, o poder é a capacidade de impor algo sem alternativa para à desobediência.O poder político, quando reconhecido como legítimo e sancionado como executor da ordem estabelecida, coincide com autoridade, mas há poder político distinto desta, como acontece na revolução ou nas ditaduras.
    Poder econômico:pode ser conceituado de várias formas, seja sob o enfoque jurídico, seja sob o econômico.Dentre as inúmeras definições encontradas, podem ser citadas algumas que se destacam por sua clareza em ilustrar a situação percebida no mercado.A capacidade de alguém, pessoa ou entidade poder tomar decisões descondicionadas padrões de um mercado concorrencial, decisões às quais alguns, poucos ou muitos terão que submeter-se.
    Poder Ideológico:é baseada na influência que as ideias da pessoa investida de autoridade exerce sobre conduta dos demais:deste tipo de condicionamento nasce a importância social daqueles que sabem, quer sacerdotes das sociedades arcaicas, quer os intelectuais ou os cientistas das sociedades envolvidas.É por eles, pelos valores que difundem ou pelos conhecimentos que comunicam, que ocorre a socialização necessária à coesão e integração do grupo.O poder dos intelectuais e cientistas emerge na modernidade quando as ciências ganham um estatuto preponderante na vida política da sociedade, influenciando enormemente o comportamento das pessoas.
    c)O poder político; que estar relacionado com a economia e a ideologia.Pois se usa da força, e muitas vezes serve em casos extremos para impedir as consequências da desobediência.
    3.A característica específica do homem em comparação com os outros animais é que somente ele tem o sentimento do bem e do mal, do justo e do injusto.Pois o ser humano faz escolhas isto é, é capaz de avaliar antes de tomar decisões.
    4.Eu me sinto alfabetizada mas confesso já fui analfabeta politicamente,antes achava que nenhum político prestava, que todos eram iguais, só faziam roubar o dinheiro da população, mas isso depende do ponto de vista de cada um.

    ResponderExcluir
  42. 1.Moral é um conjunto de normas que regulam o comportamento do homem em sociedade, e estas normas são adquiridas pela educação, pela tradição e pelo cotidiano. Ética é definida como um conjunto de valores que orientam o comportamento do homem em relação aos outros homens na sociedade em que vive, garantindo, igualmente, o bem-estar social, ou seja, Ética é a forma que o homem deve se comportar no seu meio social.

    2.a)Poder é, literalmente, o direito de deliberar, agir e mandar e também, dependendo do contexto, a faculdade de exercer a autoridade, a soberania, ou o império de dada circunstância ou a posse do domínio, da influência ou da força.

    b)Poder econômico: É o que se vale da posse de certos bens, necessários ou considerados como tais, numa situação de necessidade para controlar aqueles que não os possuem. Consistente também na realização de um certo tipo de trabalho.
    Poder ideológico: O poder ideológico se baseia na influência que as idéias da pessoa investida de autoridade exerce sobre a conduta,. É por eles, pelos valores que difundem ou pelos conhecimentos que comunicam, que ocorre a de socialização necessária à coesão e integração do grupo.
    Poder político: O poder político se baseia na posse dos instrumentos com os quais se exerce a força física: é o poder coator no sentido mais estrito da palavra. A possibilidade de recorrer à força distingue o poder político das outras formas de poder.

    c)O poder ideológico, pois tem a capacidade de controlar as opiniões das pessoas,e de coagir ela a fazer aquilo que ele quer.

    3.O homem é um ser moral porque é um ser de consciência, isto é, que tem consciência, um ser de convivência e um ser de liberdade.

    4.eu me considero alfabetizado,pois estou sempre dando minhas opiniões de modo interativo com a sociedade, e estou sempre proucurando saber oque esta acontecendo.

    Nome:Pedro Israel
    N:42
    Série:2 Ano
    Turma:G
    Turno:Tarde

    ResponderExcluir
  43. Nome : Anderson Mesquita Da Silva
    Nº : 05
    Turma : 2º Ano G
    Turno : Tarde


    1º - Ética é a forma de como um individuo se comporta diante de uma sociedade de acordo com essa forma de comportamento esta sujeito a punições legais. Moral é a norma e conduta dada há sociedade esta sujeita apenas a punição pessoal.


    2º -

    A - O termo poder tem múltiplas definições e acepções. A palavra é usada para fazer referência à faculdade, facilidade ou potência para fazer algo.
    Em todo caso, o uso mais habitual do termo refere-se ao domínio, império, faculdade e jurisdição que alguém tem para executar algo ou mandar. Desta forma, o poder está relacionado com o governo de um país ou com o instrumento onde consta a faculdade de um homem outorgar a outro para que, no seu lugar (na vez dele) e em sua representação, possa executar algo.


    B - Poder Econômico:pode ser conceituado de diversas formas,seja sob o enforque jurídico,seja sob o econômico.. o poder economico é o poder financeiro, monetário exercido por uma adminstração pública ou privada..
    Poder Ideologico:O poder não é algo que existe objetivamente, é fruto de uma relação de consciência. Neste meio existem aqueles que consolidam esta relação inconscientemente.
    Poder Politico: poder político é inerente a qualquer forma de sociedade; a demonstração de o poder político não existe só pelo aspecto da coação, pois existem os rituais e outros procedimentos para a sua presença sem o traço coativo.

    C - Acho que o poder politico ,pois , se todos os outros falharem o único poder que pode ter força suficiente para assumir o controle e o poder politico. e também é o único que pode usar a força e a violência como forma de repressão!!

    3ª - Sim, porque nos seres humanos conseguimos pensar antes de agir e podemos refletir sobre nossas ações antes e depois de faze-las.


    4ª - Acho que sou um Analfabeto politico , pois não gosto muito de politica , mas tento cada vez mais ficar atento a esses assuntos porque nos dias atuais devemos ficar atentos a quem estamos botando no poder porque são essas pessoas que vão nos representar e tomar decisões por nos daqui pra frente!!

    ResponderExcluir
  44. Nome : Luana Lima Nogueira N°27
    Turma : 2°ano G
    Turno : tarde

    Questão 1 : Moral é o conjunto de regras aplicadas no cotidiano e usadas continuamente por cada cidadão. Essas regras orientam cada indivíduo, norteando as suas ações e os seus julgamentos sobre o que é moral ou imoral, certo ou errado, bom ou mau. Ética é um conjunto de conhecimentos extraídos da investigação do comportamento humano ao tentar explicar as regras morais de forma racional, fundamentada, científica e teórica. É uma reflexão sobre a moral.
    Então ética e moral ‘’elas andam sempre juntas ‘’, pois a moral são as nossas atitudes tomadas em nosso cotidiano, já a ética é o que nos faz refletir sobre nossas atitudes !
    Questão 2- A : O poder político nas democracias é essencialmente a vontade da maioria através do governante. Não existe poder político nas ditaduras, visto que a força em si é apenas uma das condições e não a causa essencial, portanto num governo totalitário o ato de coação é aplicado sem visar o bem público.
    B) Poder econômico: É o que se vale da posse de certos bens, necessários ou considerados como tais, numa situação de necessidade para controlar aqueles que não os possuem. Consistente também na realização de um certo tipo de trabalho.
    Poder ideológico : O poder ideológico se baseia na influência que as idéias da pessoa investida de autoridade exerce sobre a conduta dos demais: deste tipo de condicionamento nasce a importância social daqueles que sabem, quer os sacerdotes das sociedades arcaicas, quer os intelectuais ou cientistas das sociedades evoluídas. É por eles, pelos valores que difundem ou pelos conhecimentos que comunicam, que ocorre a de socialização necessária à coesão e integração do grupo.
    Poder político: O poder político se baseia na posse dos instrumentos com os quais se exerce a força física: é o poder coator no sentido mais estrito da palavra. A possibilidade de recorrer à força distingue o poder político das outras formas de poder. Isso não significa que, ele seja exercido pelo uso da força; a possibilidade do uso é condição necessária, mas não suficiente para a existência do poder político.[2] A característica mais notável é que, o poder político, detém a exclusividade do uso da força em relação à totalidade dos grupos sob sua influência.
    c) Eu acredito que seja o poder ideológico, porque os políticos sempre tentam nos convencer de algo ou dizem que fazem e na verdade acabam fazendo algo totalmente ao contrário sem que nós perceba de uma forma tão clara. O poder ideológico subestima a nossa mente !
    Questão 3 : Quer dizer que o homem é capaz de pensar e fazer escolhas sozinhos através de seus conhecimentos, sabendo o porquês de suas atitudes .
    Questão 4 : Me sinto alfabetizada, pois estou por dentro da politica e não concordo com esses políticos corruptos que não pensam no bem de todos e sim no bem para si próprio, fazendo disso gerar uma serie de problemas como já citados no texto a prostituição o bandido e etc !

    ResponderExcluir
  45. 1-Ética:Diz a respeito das praticas de cada individuo,tomando uma atitude própria,buscando por seus valores morais.

    Moral:São regras de um grupo social que se reúnem buscando idéias de todo o grupo social fazendo suas idéias serem aceitas por toda a sociedade.

    2-a)Poder é um direito dado a alguém para impor suas vontades e suas idéias usando sua autoridade para manipular qualquer individuo de certa forma.

    b)Poder Econômico:É exercido contra alguém que não tem um tal direito e é levado a obedecer a sua autoridade.

    Poder Ideológico:Poder de dominar,impor uma ideia e conseguir fazer com que o individuo mude de opinião.

    Poder Político:Tem o poder de obrigar o individuo a cumprir as leis,sendo o contrário podendo assim ordenar sua prisão.

    c)O poder politico pois usa sua autoridade com a consciência limpa de que esta fazendo sua obrigação pela lei.

    3-Sim pois mesmo tendo suas escolhas tem a capacidade de pensar entes de agir se sua escolha é certa ou errada sendo assim para ter um bom convívio com todos.

    4)Me considero Alfabetizada pois sempre procuro saber das coisas,se tenho dúvidas pergunto.E hoje em dia não é muito difícil você ser Alfabetizado pois podemos ver nós mesmos todas as mudanças e tudo que acontece na nossa sociedade.

    Alane Maria. Nº01-2ºano G, Tarde

    ResponderExcluir
  46. 1)-Sempre procuro distinguir o termo moral de ética. Penso que ao longo da história da filosofia tal distinção não possa ser tão segura. Podemos perceber que em algumas obras sobre o assunto, filósofos usaram indistintamente tais termos para fazer referência a mesma problemática. Em minhas aulas procuro fazer a distinção de ambos.

    Nesse sentido defino moral como sendo valores (certo e errado, bem e mal) que vigoram como permitido e ou proibido, ou melhor, valores que são praticados nos costumes de uma sociedade. São valores positivados no direito e na cultura de determinado grupo de indivíduos em um espaço e tempo. Vou clarificar o raciocino da seguinte forma: 2)-APoder institucionalizado existe quando há uma estrutura organizada para cumprir a função social do poder, sendo essa obedecendo regras preestabelecidas e independentes da vontade exclusiva do governante. A partir desse ponto que há uma criação do direito e se conclui que o poder é de todo o povo, mas com uma pessoa representando-o. Esse poder pode ser substituído pelo poder personalizado ou jurídico. O poder institucionalizado preenche os fins do poder político, fins que no qual pertencem só a ele e não se confundem com os objetos das diversas associações que os homens formam. Assim, na fase institucional, 2)-BA palavra política deriva de politikós, do grego, e diz respeito àquilo que é da cidade, da pólis (na Grécia Antiga), da sociedade, ou seja, que é de interesse do homem enquanto cidadão. Já na Grécia Antiga, um dos primeiros a tratar da política como uma prática intrínseca aos homens foi Aristóteles, com seu livro A Política.

    Ao longo do tempo, o termo política deixou de ter o sentido de adjetivo (aquilo que é da cidade, sociedade) e passou a ser um modo de “saber lidar” com as coisas da cidade, da sociedade. Assim, fazer política pode estar associado às ações de governo e de administração do Estado. Por outro lado, também diria respeito à forma como a sociedade civil se relaciona com o próprio Estado 2)-C política enquanto prática humana conduz, consequentemente, a se pensar no conceito de poder. O poder estaria ligado à ideia de posse dos meios para se obter vantagem (ou para fazer valer a vontade) de um homem sobre outros. Assim, o poder político diria respeito ao poder que um homem pode exercer sobre outros, a exemplo da relação entre governante e governados (povo, sociedade). Contudo, ao falar em poder político, 3)-O homem é um ser moral porque é um ser de consciência, isto é, que tem consciência, um ser de convivência e um ser de liberdade.
    É necessário, antes de mais, que o homem se assuma como um sujeito, uma individualidade irredutível a outras individualidades, uma existência diferente e diferenciada. O núcleo central da moralidade é o eu, mas não um eu encerrado sobre si mesmo, autista, reduzido a uma prisão aquário, antes um eu aberto ao exterior, curioso e em trânsito.4)-Em todo ano de eleições, uma questão de elevada importância protagoniza o início das campanhas eleitorais: o analfabetismo. A Constituição Federal de 1988 dispõe que o alistamento eleitoral e o voto são facultativos para os analfabetos, mas estabelece o analfabetismo como um dos critérios prevalentes para a inelegibilidade. É dizer, o analfabeto pode votar, mas não pode ser votado. E o que é ser analfabeto? Era comum associar o analfabetismo com a incapacidade de uma pessoa ler ou escrever um enunciado simples, relacionado à sua vida diária. É certo que a efetiva democratização dos Estados está ligada, de forma inerente, à capacidade intelectual-discursiva dos indivíduos....Bruno queiroz...2 ANO H TURMA/; TARDE NUMERO 8

    ResponderExcluir
  47. 01)ética e moral possuem diferentes significados. A ética está associada ao estudo fundamentado dos valores morais que orientam o comportamento humano em sociedade, enquanto a moral são os costumes, regras, tabus e convenções estabelecidas por cada sociedade.
    02)a)O conceito de Poder varia no tempo e em função da corrente de pensamento abordada pelos diferentes autores. Vários autores trataram dessa questão. Cada um deles entendeu o Poder de uma maneira mais peculiar. A definição dada por adeptos do pensamento marxista chama de poder a capacidade de uma classe social de realizar os seus interesses objetivos específicos.

    b)poder enconomico- a dinimica economica e socialprovocou transformaçoes que repercutiram sobre as pessoas e suas relaçoes gerando novos problemas e a consequecia necessidade da formulaçao de novos paradigmas jurídicos.o direito economico é uma dessas novas vertentes.a pesquisar justifica-se pelo fato de que o estado é o regulador planejado da politica economica do pais, bem como o principal agente economico atuando sobre e no dominio economico portando,para compreende os limitis juristico do poder economico e essencial para analise da estruturaçao do papel do estado do dominio economico seja como agente economico ,seja como ente reguladore planejado da economia.

    poder ideologico-O poder não é algo que existe objetivamente, é fruto de uma relação de consciência. Neste meio existem aqueles que consolidam esta relação inconscientemente, chamados de “analfabetos políticos” e aqueles que pensam na mudança, os chamados “conscientes políticos”. Nenhum dos dois poderá mudar a sociedade com suas ações, mas o segundo poderá com sua consciência.

    poder politico-o poder significa a materialidade do próprio Estado, pois este é uma entidade abstrata que só existe corporeamente através d poder político. Assim sendo, o poder político é o primeiro passo concreto para se construir o conceito jurídico – político de Estado. Devido as dificuldades de se definir o poder político, dividiremos este em dois aspectos, o micro e o macro. O poder que existe em todos os níveis de relações sociais é de caráter micro.

    c) eu escolhir o poder economico, por que sem ele nossos bens economico ficaria numa situaçao sem controle.

    03)o homem ele e um ser moral por que ele possuir sentimentos, ele saber o que e certo e o errado ele saber tambem que a cada açao ele vai recebe uma reaçao.

    04)a democracia exige a alfabetização política da população, o que nada tem a ver com doutrinação, mas tem tudo a ver com informação, conhecimento, aumento da autonomia e da capacidade crítica de cada um. e eu nao me sinto-me como o um personagem do texto,pois ele falar para todos os leitores.

    nome-amanda regis
    n-01
    turno-tarde
    serie-2 ano H

    ResponderExcluir
  48. Nome : Michael Fonteles
    Nº : 33
    Turma : 2º ANO G
    Turno: Tarde


    1ª - Ética é um conjunto de procedimentos com base no no bom senso e característica de diversas funções e profissões.
    Moral é algo que confere ao ser humano respeito e consideração e também rege o comportamento humano para o sentido do bom viver e do respeito mutuo.

    2ª - A - Poder é uma palavra que descreve, dentre tudo aquilo que um quer, o que ele pode realizar.
    Querer é poder ?, Quem quer às vezes não pode: eu quero andar e posso, eu quero voar e não posso. Meu poder me permite andar, mas não me permite voar. Assim se usa o termo poder — como fronteira real e prática da ação de um indivíduo, fronteira contra a qual se choca o seu querer.
    Portanto só existe poder onde existe vontade. Um homem tem poder, mas um objeto não tem, é apenas um instrumento que o homem controla; Desta forma o poder depende do livre arbítrio de uma pessoa. Uma criança tem poder, pois faz escolhas, A vontade é uma característica da consciência individual. O ser que é consciente tem vontade própria. Não existe vontade, nesse mesmo sentido, quando se fala de conjuntos de mais de um indivíduo
    Em qualquer grupo de pessoas há conflito de vontades entre as elas, faz parte da vida, as tensões dramáticas definem nosso interesse pela vida.
    O poder de uma pessoa sobre a outra se divide classicamente em três tipos: Poder Coercitivo, Poder Utilitário e Poder Normativo. O primeiro é o poder da agressão: faça isso ou você apanha. O segundo é o poder do dinheiro, ou, de forma mais geral, de um presente: faça isso que eu te dou isto. O terceiro é o mais sutil: faça isso que serás reconhecido e se sentirás bem.


    B - PODER ECONÔMICO: é o poder onde os bens pessoais influenciam outras pessoas. Necessários ou considerados como tais, numa situação de necessidade para controlar aqueles que não os possuem. Consistente também na realização de certo tipo de trabalho


    PODER IDEOLÓGICO: baseia na influência que as ideias da pessoa investida de autoridade exerce sobre a conduta dos demais.


    PODER POLÍTICO: é a possibilidade coercitiva que o estado possui para obrigar a fazer ou não fazer algo, tendo como objetivo o bem público.

    C - O poder politico porque ele pode usar a coersao e a força como forma de poder para não haver revoltas.


    3 ª - O homem é um ser moral porque é um ser de consciência, isto é, que tem consciência, um ser de convivência e um ser de liberdade.


    4ª - Analfabeto politico porque não ligo muito pra essas coisas de politica mesmo que isso me prejudique depois!!

    ResponderExcluir
  49. Nome : Francisco Adson Ventura Lucas
    Nº - 14
    Turma : 2º ANO G
    Turno : Tarde


    1ª - A Moral diz respeito a algo particular, contextual, subjectivo e, normalmente, com uma forte conotação religiosa, com valores e crenças associadas à ela. Assim sendo, varia em função das épocas, dos contextos, das religiões, das crenças, etc.

    A Ética, pelo contrário, diz respeito a uma visão universal, geral e abstrata sobre o comportamento humano. Nesse sentido, a ética diz respeito a um código de justiça que deve ser seguido, independentemente das noções contextuais do que é certo ou do que é errado.


    2ª - A -É a autoridade ou dominio utilizada para fazer de certa forma um bem geral, esse poder é hierárquico porque impõe uma superioridade em relação aos outros

    B- Econômico: é aquele que possui uma relação de bens e interesses, ou seja, a capacidade de controlar alguém que está a procura de bens. Exemplo, uma pessoa está atrás de um emprego, o patrão lhe contrata para trabalhar e tem como determinar seu comportamento dentro da empresa. O contratado é controlado pelo patrão pelo seu interesse, que seria receber seu salário no fim do mês.

    Ideológico: é a capacidade de controlar as opiniões, pensamentos, e até mesmo ações através dos meios de comunicação.

    Político: ele utiliza meios de coerção social. Utiliza a força de forma legal para parar algo que for contra seus ideais.

    C- O político, pelo fato dele usar a força como ato legal para defender seus ideais e impedir que eles possam ser violados pelos demais. Exemplo, as greves são as vezes fortemente abatidas pelos governantes.

    3ª - O Homem é um ser moral,pois ele tem consciência,ou seja,um ser de convivência e um ser de liberdade,o homem faz suas próprias escolhas,toma suas próprias decisões,e isso vem da mente dele,que diz o que é certo e o que é errado


    4ª - Me sinto analfabeto pois não gosto de politica e creio que nunca vou gostar pois esse assunto cada vez piora mais!!

    ResponderExcluir
  50. 1)Ética- está associada ao estudo fundamentado dos valores morais que orientam o comportamento humano em sociedade; e a moral é a norma e a conduta da sociedade.

    2-a) O poder significa a materialidade do próprio Estado, pois este é uma entidade que só existe corporeamente através d poder político.

    b) Poder economico:E a capacidade de
    alguém – pessoa ou entidade – poder tomar decisões descondicionadas dos padrões de
    um mercado concorrencial, decisões às quais alguns – poucos ou muitos – terão de
    submeter-se.

    Poder ideológico:É um conjunto de idéias ou pensamentos de uma pessoa ou de um grupo de indivíduos.

    Poder politico:O poder político não é a única forma de poder e de autoridade existente na sociedade. Há autoridade religiosa, familiar, econômico etc. Mas, nenhuma delas preenche os fins do poder político, que só a ele pertence e que não se confundem com os objetivos das diversas associações que os homens firmam.

    c) O poder politico pois somos obrigado a obecer as normas do Estado para a melhoria da sociedade.

    3)O homem e um ser moral pois tem a capacidade de pensar antes de agir e tem sua condutas, valores e principios.

    4)Me sinto alfebetizada.Apesar que não entendo muito sobre esse assunto mais, sempre tento interagir e dar minhas opinioes!

    Aluna: Suiane de Sousa Marques N:36
    Serie:2 ano
    Turma:I
    Turmo:tarde

    ResponderExcluir
  51. Nome: Francisco Danilson Roseo N: 15
    Turma : 2*G Turno : Tarde
    Prof: Maycon Maia
    disciplina : Filosofia

    1- Ética é a forma de como um individuo se comporta diante de uma sociedade. Moral é norma e conduta dada há sociedade.

    2-(a)-Poder é o direito de deliberar,agir e mandar e também,dependendo do contexto,exercer sua autoridade,soberania, ou a posse do domínio,da influência ou da força.Poder é um termo de origem latina,e é definida por diversas áreas.

    (b)-Poder Econômico: pode ser conceituado de diversas formas,seja sob o enforque jurídico,seja sob o econômico.É o que vale da posse de certos bens,necessários ou considerados como tais numa situação de necessidades para controlar aqueles que não os possuem.

    -Ideológico: O poder ideológico influência nas ideias que as pessoas exercem sobre a conduta dos demais.

    -Poder Politico: se baseia na posse dos instrumentos com os quais se exerce a força física e o poder coator no sentido mais instrito da palavra.A possibilidade de recorrer a força distingue o poder politico das outras formas de poder.

    (c)-Na sociedade atual o poder político porque ele usará da autoridade para resolver os problemas demorando o tempo que for ele funcionará então ele será o eficiente não o eficaz.

    3-Sim pois mesmo tendo suas escolhas tem a capacidade de pensar entes de agir se sua escolha é certa ou errada sendo assim para ter um bom convívio com todos.

    4-Me sinto alfabetizada, pois estou por dentro da politica e não concordo com esses políticos corruptos que não pensam no bem de todos e sim no bem para si próprio, fazendo disso gerar uma serie de problemas como já citados no texto a prostituição o bandido e etc.

    ResponderExcluir
  52. 1)ÉTICA-são normas individuais, ou seja, um conjunto de condutas tomadas por uma pessoa sem que necessitem de leis para isso, ela segue essas normas pelo simples fato de SABER que elas são CORRETAS.
    MORAL-são normas sociais, ou seja, um conjunto de condutas pré-estabelecido por uma sociedade, e que são consideradas corretas PELO GRUPO, e não por um único indivíduo.

    2)
    a) O poder no ambito da politica é o poder do homem sobre outro homem, descartados outros exercícios de poder, sobre a natureza ou os animais
    b)Poder economico-É o que se vale da posse de certos bens, necessários ou considerados como tais, numa situação de necessidade para controlar aqueles que não os possuem.
    Poder ideológico- se baseia na influência que as idéias da pessoa investida de autoridade exerce sobre a conduta dos demais.
    Poder politico- se baseia na posse dos instrumentos com os quais se exerce a força física: é o poder coator no sentido mais estrito da palavra.
    c)o poder politico.Porque ele usa da força considerada legal e autorizado pelo poder vigente na sociedade.

    3)o homem e considerado um ser moral porque ele tem a capacidade de julgar,avaliar,discermir e fazer escolhas.

    4)alfabetizado.Porque apesar se nao está muito por dentro de politica ,sei de varios problemas que as os analfabetos politico sofrem , quando não se interessam em pelo menos saber de que se trata a politica.

    nome:larissa Abreu Vitoriano n°23
    serie:2°ano I tarde

    ResponderExcluir
  53. 01 - Ética é um conjunto de ações com base no bom senso de cada um em diversas funções e profissões, já a Moral é algo que confere ao ser humano respeito e consideração do bom viver e do respeito mutuo.

    02 - A)O poder político tem causas sociais e psicológicas, que não necessariamente estão isoladas uma da outra, mas que podem interagir entre si.

    B) Econômico: É o que se vale da posse de certos bens, necessários ou considerados como tais, numa situação de necessidade para controlar aqueles que não os possuem.

    Ideológico: O poder ideológico se baseia na influência que as ideias da pessoa investida de autoridade exerce sobre a conduta dos demais, deste tipo de condicionamento nasce a importância social daqueles que sabem, quer os sacerdotes das sociedades arcaicas, quer os intelectuais ou cientistas das sociedades evoluídas.

    Político: O poder político se baseia na posse dos instrumentos com os quais se exerce a força física: é o poder coator no sentido mais estrito da palavra.

    c) O poder econômico, por que hoje em dia na maioria dos casos quem manda é quem tem dinheiro.

    03 - Quer disser que por o homem ter consciência de seus atos, e ter também varias leias e regras de convivência o torna um ser moral.(Moral é um conjunto de regras no convívio.)

    04 – Eu me considero um pouco alfabetizado mais não tanto por que, infelizmente não temos tantas informações hoje em dia sobre esse assunto de política quando gostaríamos. Por isso que nós somos tão alienados com relação a esse assunto.

    Nome: Francisca Ivanna P. Costa
    Nº: 13 Turma: 2º ano "I"

    ResponderExcluir
  54. nome:Thiago pinto de oliveira n° 40
    serie:2° ano G tarde

    1_Apesar de terem um fim semelhante: ajudar o Homem a construir um bom carácter para ser humanamente íntegro

    2.A)_O poder tem se mostrado uma das mais fortes paixões a agitar o coração humano deseja exercer um poder absoluto sobre muitos

    B)_Poder econômico Consistente na realização de um certo tipo de trabalho A posse dos meios de produção é enorme fonte de poder para aqueles que os têm em relação àqueles que os não têm; O poder ideológico se baseia na influência que as idéias da pessoa investida de autoridade exerce sobre a conduta dos demais; O poder político se baseia na posse dos instrumentos com os quais se exerce a força física.

    C)_poder ideológico

    3_O homem e um ser moral pois tem a capacidade de pensar antes de agir, de julgar, avaliar, discermir e fazer escolhas.

    4_eu me considero alfabetizado,pois estou sempre dando minhas opiniões de modo interativo com a sociedade.

    ResponderExcluir
  55. 1)- A moral tem como caráter:
    O prático imediato, o restrito, a historia o relativo ela também é, um ser humano que respeita e consideração e também rege o comportamento humano para o sentido do bom viver e do respeito mutuo.
    - A Ética:
    o pensamento filosófico sobre o moral, o seu objecto é o que guia a acção, o objectivo é guiar e orientar racionalmente a vida humana.
    2)
    a) PODER- o conceito de poder varia do tempo em função da corrente de pensamento, abraçados por diferentes cuidadores. Afim, de exemplificar a complexividade de que se reverte o conceito.
    b) Econômico- É o poder exercido pelo dinheiro na nossa sociedade, o poder exercido por aqueles que tem dinheiro e usa para comandar os outros.
    Ideologico- é o poder mais usado pelos meios de comunicação, nos passam uma ideia de que está tudo bem, mesmo estando com problemas, usa constantimente de influências.
    Politico- É o poder qu os nossos comandantes possuam, usa frequentimente os outros dois poderes: Econômico e Ideologico.
    c) O poder politico porque ele simplismente comanda os outros poderes, e assim comanda varias outras pessoas.
    3) O homem é um ser moral porque é um ser de consciência, isto é, que tem conciência, um ser de convivencia é um ser de liberdade.
    4) Me considero alfabetizado pois consigo entender a politica em meio a sociedade geral, assim, podendo exercer meu dever de cidadâo.

    NOME: Synara Maria Lobo da Silva
    N°: 38 Turma: 2º ano "G" Turno: Tarde.

    ResponderExcluir
  56. 01) ÉTICA: (do grego ethos, que significa modo de ser, caráter, comportamento)
    é o ramo da filosofia que busca estudar e indicar o melhor modo de viver no cotidiano e na sociedade.

    MORAL : é um conjunto de normas, prescrições e valores que regulamentam ocomportamento dos indivíduos em sociedade
    Ou seja, são os limites que o homem estabelece para si nas suas ações e intervenções na realidade e na convivência nasociedade.
    O senso moral, a consciência moral, é aquilo que faz com que a minha ação tenha por
    parâmetro a referência o respeito à liberdade do outro e a responsabilidade econsciência de que isso
    significa também não fazer ao outro o que não gostaria que fizesse a mim.

    02 A) O filósofo britânico Bertrand Russell (1872-1970) define o poder como"o conjunto dos meios que permitem alcançar os efeitos desejados". Um desses meios é o domínio do ser humano sobre a natureza. Outro é o domínio de alguns homens sobre outros homens.

    B ) PODER ECONOMICO : É o que se vale da posse de certos bens,
    necessários ou considerados como tais, numa situação de necessidade para controlar aqueles que não os possuem.
    Consistente também na realização de um certo tipo de trabalho.
    A posse dos meios de produção é enorme fonte de poder para aqueles que os têm em relação àqueles que os não têm: o poder do chefe de uma empresa deriva da possibilidade que a posse ou disponibilidade
    dos meios de produção lhe oferece de poder vender a força de trabalho a troco de um salário.
    Quem possui abundância de bens é capaz de determinar o comportamento de quem não os tem pela promessa e concessão de vantagens.

    PODER IDEOLOGICO: O poder ideológico se baseia na influência que as idéias da pessoa investida de autoridade exerce sobre a conduta dos demais
    : deste tipo de condicionamento nasce a importância social daqueles que sabem, quer os sacerdotes das sociedades arcaicas,
    quer os intelectuais ou cientistas das sociedades evoluídas. É por eles, pelos valores que difundem ou pelos conhecimentos que comunicam,
    que ocorre a de socialização necessária à coesão e integração do grupo.[2] O poder dos intelectuais e cientistas emerge na modernidade quando as ciências ganham um estatuto preponderante
    na vida política da sociedade, influenciando enormemente o comportamento das pessoas.
    A ciência se propõe a responder pelos mistérios da vida, o que na Idade Média era "mistério da fé".

    PODER POLITICO:O poder político se baseia na posse dos instrumentos com os quais se exerce a força física:
    é o poder coator no sentido mais estrito da palavra. A possibilidade de recorrer à força distingue o poder político das outras formas de poder.
    Isso não significa que, ele seja exercido pelo uso da força; a possibilidade do uso é condição necessária, mas não suficiente para a existência do poder político .
    A característica mais notável é que, o poder político, detém a exclusividade do uso da força em relação à totalidade dos grupos sob sua influência.

    C) POLITICO PORQUE NÓS AJUDAR A BASEIA NA POSSE DA POSSIBILIDADE DE RECORRER A FORÇA DISTINGUE AS FORMAS DE PODER


    03) O homem é um ser moral porque é um ser de consciência, isto é, que tem consciência, um ser de convivência e um ser de liberdade.
    É necessário, antes de mais,
    que o homem se assuma como um sujeito,
    uma individualidade irredutível a outras individualidades, uma existência diferente e diferenciada.


    04) Acho que sou um Analfabeta politico , pois não gosto muito de politica .

    Nome: Mylena gois da silva
    N°:42 Turma: 2° ano "I" Turno:Tarde

    ResponderExcluir
  57. Nome: Thalia Caetano Castro Alves Nº 43
    Truma: 2º H
    Turno: Tarde
    1)
    Resposta: Ética, estuda os valores morais que orientam o comportamento humano em sociedade. Moral, são os costumes, regras estabelecida por cada sociedade. Por que no sentido prático, a finalidade da ética e da moral é muito semelhante. São ambas responsáveis por construir as bases que vão guiar a conduta do homem, determinando o seu caráter, altruísmo e virtudes, e por ensinar a melhor forma de agir e de se comportar em sociedade.


    2) Sobre o poder, responda:
    a)
    Resposta: Poder na politica é ter controle sobre "tudo e todos".
    b)
    Resposta: Poder-Economico, é o que se vale da posse de certos bens, necessários ou considerados como tais, numa situação de necessidade para controlar aqueles que não os possuem.(compra as pessoas, com os bens. Para ter o que elas querem, elas dão em troca o dinheiro. ex: A compra de votos) Poder-Ideologico, se baseia na influência que as idéias da pessoa investida de autoridade exerce sobre a conduta dos demais. (quem tem argumentos e o poder nao so de pensa mais de raciocinar no que estar pensando, formando ideias inbativeis). Poder-Politico, se baseia na posse dos instrumentos com os quais se exerce a força física.(eles se basea na autoridade que eles tem, sobre a policia, e usam e abusão disso. ex: o batalhão de xoque da policia sobre a ordem de Roberto Claudio agredio so professores)
    c)
    Resposta:Eficiente o ideologico. Porque a pessoas tem o direito de pensar sobre o que vai falar argumentar, discutir e sobre tudo o que ela vai falar for verdadeiro, real, convincente, ela ganha a confiança de todos o que a ouvem. Mais o que tem mais poder é o politico infelizmente, pois nas maos dele esta todo o "PODER".
    3)
    Resposta: Sim. Pois ele cria e segui regras todo o dia.
    4)
    Resposta: Me sinto um alfabetizado. porque endendo um pouco a politica, e tento buscar as melhores proposta para exerce o meu direito.

    ResponderExcluir
  58. Camila Marques 2º ano I - Tarde

    1ºÉtica é um conjunto de regras que julgo ser correta para mim e perante minha formação familiar;
    Moral é um conjunto de regras que são certas perante a sociedade.

    2ºa- O poder na política é a possibilidade que o estado tem para obrigar a sociedade a fazer ou não algo, com o objetivo de conservar o bem público;

    b- Poder econômico: é a capacidade de alguem tomar decisões livres, sem está sujeito a uma opnião de um superior;

    Poder ideólogico: é a capacidade de ser superior intelectualmente e culturalmente a outra pessoa ou grupo;

    Poder político: é a capacidade de governar um país.

    c-Poder político. Pois hoje em dia é a maneira mais fácil de está no poder.

    3ºPor que ele vive no mundo criando seus valores e morais a partir do que ele julga ser certo também por aquilo que ele tem maior importância e prioridade na vida dele.

    4ºMe sinto alfabetizada e politizada pois tenho muitos meios de comunicação e atraves deles mim informo o que é certo e o que é errado, como por exemplo, hoje em dia nas escolas esse assunto é muito abordado e discutido fazendo com que os alunos se posicionem entre o que eles pelas informações que recebem tomem um lado tenham opniões e senso critíco.

    ResponderExcluir
  59. maria efigenia 2°I Tarde

    1° Moral: soão normas que regulam o comportamento do homem em sociedade,e estas normas são adquiridas pela educação, pela tradição e pelo cotidiano.

    Ética: È o comportamento do homem em relação aos outros homens garantindoo bem estar social.

    2°a)Poder na Politica: È a vontade da maioria através do governo

    b)Poder Economico: È o efeito de impor a vontadede um sobre a de outro.

    c)Poder político: È atividade dos cidadãos que se ocopam dos assuntos públicos com seu voto ou com sua militância.

    3º sim; pois ele cria e segue regras todos os dias.

    4° Me sinto alfabetizada e politizada; pois tenho muitos meios de comunicação da qual mim informo do que é certo e do que é errado. Como exemplo em todo canto este assunto esta sendo abordado como meio de informação para que possão ter sua propria opinião e senso crítico.

    ResponderExcluir
  60. 1) Moral-Modo de decisão das escolhas que podem ser boas ou ruins,injusto ou justo moral se fundamenta na obediência a normas ,costumes ou mandamentos culturais,hierarquias ou religiosas.
    Ética- significa aquilo que pertence ao caráter busca de fundamentos o mundo de viver pelo pensamento humano.
    2) a) Poder - o exercício do poder é um processo social na medida em que indivíduos dos grupos devem condições de influencia ou alterar o comportamento de outros indivíduos.
    b) PODER ECONOMICO – as constantes crises políticas brasileiras, os escândalos de corrupção ,a diferente fiscalização e regulação por órgãos e autarquias governamentais e mesmo boa parte dos problemas sociais ,ai incluindo a violência ,têm um componente que continua impenetrável
    IDEOLOGICO- O poder não existe objetivamente, não pode ser encontrado em algum lugar ou como se fosse um objeto. Ele é fruto de uma relação ideológica entre os indivíduos de uma sociedade.
    PODER POLITICO- o objetivo do poder é manter a ordem assegurar a defesa e promover o bem estar da sociedade é realizar enfim o bem público. Poder político não é a única forma de poder e de autoridade existente na sociedade.
    c) o poder econômico, pois a organização política e social do país é profunda a ponto de evoluir a mente do observador.
    3) O homem é um ser moral ,pois ele não só pode pensar no porque das escolhas ,mas também é capaz de fazer as escolhas.
    4) Me sinto um Analfabeta,pois não entendo muito sobre política.
    .
    Nome Nayara de moura
    Nº 30
    2ANO I TARDE

    ResponderExcluir